Atendimento

Cirurgia da Coluna

A coluna vertebral é um importante componente do sistema músculo esquelético e sistema nervoso central, dividida em coluna cervical, torácica, e lombosacra. Têm como função dar mobilidade ao tronco, sustentação, conexão de cintura escapular, cintura pélvica, proteção e via de distribuição do sistema nervoso central através da saída de raízes nervosas que fazem inervação motora e sensitiva dos membros superiores e inferiores. O acometimento patológico da coluna se faz devido a traumatismos, ocasionando fraturas e lesões raquimedulares, alterações degenerativas das articulações facetarias e discos intervertebrais, deformidades tais como escoliose, hipercifose, hiperlordose, más formações congênitas, doenças inflamatórias autoimunes, dores psicossomáticas. A abordagem terapêutica se faz através de tratamentos conservadores com medicações, alterações de estilo de vida, perda de peso, uso de órteses e próteses, sessões fisioterápicas e afins, e quando as medidas conservadoras falham, o tratamento cirúrgico com indicações de descompressões neurológicas, estabilizações, e correção de deformidades severas. Portanto, a avaliação adequada com especialista se faz necessário devido ao maior entendimento e compreensão de todas as situações que possam gerar dores de origem da coluna vertebral bem como a indicação correta de tratamento eficaz.

Cirurgia de Mão

A cirurgia da mão pode ser dividida em vários tipos, entre elas a parte responsável pelos traumas  que podem afetar partes muito  importante e delicadas como tendões, nervos e ligamentos, assim como as fraturas dos diversos ossos que compõem essa parte tão importante do nosso corpo. Uma segunda área de atuação se consistem de patologias  adquiridas de forma gradativa como síndrome do túnel do capo, o dedo em gatilho, as tendinites etc. Outra área não menos importante são as cirurgias reconstrutivas e microcirurgias  a qual muitas vezes com auxílio de microscópios potentes reconstruímos lesões de estruturas tão pequenas e finas como um fio de cabelo. Com isso a cirurgia da mão tem como objetivo de tratar as patologias da parte do nosso corpo que é imprescindível tanto para o trabalho como para as atividades diária da vida.

Cirurgia de Ombro

A cirurgia de ombro e cotovelo engloba as patologias inflamatórias, traumáticas e degenerativos da região, onde incluem-se bursites, tendinites, lesões de tendões e luxações da cintura escapular e cotovelo. Realizamos tratamento com modernas técnicas de tratamentos baseados em procedimentos artroscópicos que são menos invasivos com menores índices de complicações como infecção, por exemplo, e fornecem retorno precoce às atividades laborativas e de lazer.

Cirurgia do Joelho

A Cirurgia do Joelho é dividida em dois grandes blocos: A degenerativa e a desportiva. Na degenerativa vamos abordar pacientes acima dos 60 anos que já apresentam uma artrose em seu joelho levando a dor e limitação funcional, em sua grande maioria dos casos estes pacientes irão realizar uma cirurgia de artroplastia total do joelho com colocação de uma próstese, a cirurgia apresenta um índice de satisfação em 87% dos casos. No bloco desportiva temos como diagnóstico as lesões meniscais, as lesões ligamentares e as lesões de cartilagem geralmente trocadas por traumas durante a atividade fisica, onde realizamos exerese do menisco ou sutura preservadora e nas lesões ligamentares iremos realizar as reconstruções dos ligamentos lesados tendo o índice de resultados satisfatórios de 93% dos casos retomando atividade física.

Cirurgia do Quadril

A cirurgia do quadril vem a ser uma subespecialidade Ortopédica que cuida das patologias que acometem a articulação do quadril ou também conhecida como articulação coxofemoral que é formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Existem várias patologias que podem comprometer essa articulação causando diminuição ou perda dos movimentos e dor, dentre as mais importantes destacamos: Patologias degenerativas, inflamatórias e traumáticas (fraturas), sendo que uma boa parte delas necessitam de tratamento cirúrgico tendo um grande destaque as Artroplastias, que são consideradas como uma das cirurgias Ortopédicas de maior sucesso, que consiste na substituição da articulação doente por uma prótese metálica com o objetivo de melhorar os movimentos e a dor.

Fixador Externo

A área da reconstrução e alongamento ósseo envolve todos os tratamentos nos quais utilizamos os fixadores externos. Esses são aparelhos tubulares ou anéis fixados por pinos e fios aos ossos. Eles são indicados para o tratamento de fraturas expostas e fraturas com grandes perdas ósseas, infecções ósseas, pseudoartroses, deformidades congênitas, discrepância de membros para a realização de alongamento ósseo, entre outras funções. É uma especialidade que cada vez mais se desenvolve na ortopedia e traumatologia com novas técnicas e resultados satisfatórios para os pacientes.

Ortopedia Pediátrica

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é uma subespecialidade da Ortopedia, que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas músculo-esqueléticos das crianças e adolescentes. É também conhecida como Ortopedia Infantil. Esta especialidade estuda as mal-formações congênitas, distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares como Paralisia cerebral, Mielomeningocele, até os problemas traumáticos como fraturas.

Trauma

O Traumatologista é o profissional especializado no tratamento de lesões no sistema músculo-esquelético, ou seja, em músculos e ossos. Este profissional realiza o tratamento das fraturas na urgência, desde um simples acidente doméstico, causando uma fratura de colo de fêmur, até as graves lesões por acidentes automobilísticos. Inicialmente, com controle de danos usando fixadores externos até sua correção definitiva, com placas, hastes intramedulares. Nestes traumas, são frequentes as associações de lesões de ossos, ligamentos e tendões. Restabelecer a função do órgão (osso) acometido é o maior desafio destes profissionais.